O quarto dia da II Jornada de Orientação Profissional do Colégio Santos Anjos teve como tema “Vestibulares e Processos Seletivos”.

O professor Elcio Bertolla, Coordenador Pedagógico do CPV Morumbi, apresentou para os estudantes do Ensino Médio dicas preciosas de preparação para as provas dos principais vestibulares do Brasil.

Ele começou abordando a importância do aluno manter uma rotina de estudos constante, que envolva disciplina e muita leitura. Para Elcio, um candidato que lê bastante e possui bons argumentos tende a se sair melhor.

Elcio mencionou também a importância de um bom preparo psicológico, já que se tratam de provas longas e cansativas.

Durante a palestra, o professor esclareceu ainda as etapas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e relatou a diferença do exame para provas regulares de Vestibular.

Elcio apresentou a Teoria de Resposta ao Item (TRI) utilizada pelo ENEM. O modelo pondera a correção, com base no cálculo da pontuação de cada questão de acordo com o nível de dificuldade. Isto é, questões mais fáceis terão valores de pontuação menores e questões mais difíceis maiores.

Esse momento será bastante útil aos alunos do ensino médio ao longo dos próximos meses, pois irá auxiliá-los na preparação para a prova do ENEM que ocorrerá nos dias 05 e 12 de novembro.