Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com duração de nove anos, tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante a capacidade de aprender por meio da assimilação ativa, tendo como meio básico o pleno domínio da leitura, da escrita e da resolução de problemas; compreensão dos sistemas naturais e suas inter-relações, bem como das diferentes formas de organização socioeconômicas, políticas e culturais; o domínio das ferramentas tecnológicas atuais e a capacidade de assimilar inovações nesse campo; a consciência, pelo sentido da existência e pelo respeito à diversidade de manifestações culturais, artísticas e sociais, do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e fraterna; o compromisso com a sustentabilidade socioambiental orientado por conhecimentos científicos sobre o funcionamento da natureza e da sociedade.
EF01
EF02
Em todas as etapas da vida, mas notadamente na infância, guarda-se lugar precioso na constituição dos sujeitos, imprime-se marcas, produz-se ecos que, mesmo sem se ter consciência, permearão a vida adulta, influenciando nossas ações, nosso pensar e nosso sentir. Assim, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) o estímulo ao intelecto, à emoção e ao cultivo do bem permeia nossa ação educativa em coerência com os princípios humanistas do Colégio dos Santos Anjos, oferecendo aos nossos alunos atendimento individualizado para o seu bom desenvolvimento formativo e intelectual.
Os quatro anos finais (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) do desenvolvimento representam um período de grandes mudanças com a chegada da puberdade e o início da adolescência. Trata-se de uma fase repleta de novidades, surpresas, descobertas e superações. Nosso Projeto Político Pedagógico procura abrir ainda mais o universo cultural dos alunos, ao mesmo tempo que desenvolve a linguagem das disciplinas. Procura harmonizar as especificidades de cada uma delas em uma visão integrada do conhecimento. Integrando-se o desenvolvimento da autonomia e a consolidação dos valores que nós, Educadores Santos Anjos, consideramos importantes à formação cidadã, atendendo de maneira especial e individual cada um de nossos alunos.
Seja na exploração de um desafio matemático, na escrita criativa de um texto ou na vivência de imersão em um Estudo do Meio, nossas crianças e adolescentes são convidados a inquietar-se, a levantar perguntas e respostas e a colaborar com seus colegas nessa trajetória.
EF03