Ensino Médio

Ensino Fundamental

Os alunos do Ensino Médio pertencem a uma geração com novos conflitos, nascida no tempo acelerado das tecnologias digitais.
Para dialogar com esta juventude, nós, educadores do Colégio dos Santos Anjos, escolhemos o caminho do conhecimento e do debate sério, que desestabiliza as certezas construídas sem a necessária reflexão. O respeito que nutrimos e demonstramos em relação aos nossos jovens não nos afasta da tarefa de assumir as responsabilidades de adultos de referência, responsáveis por oferecer parâmetros e indicar limites e incongruências.
EM01
EM02
Aprender vai muito além de estar pronto para as melhores Universidades. O Colégio dos Santos Anjos visa, além de preparar o aluno para o Vestibular, à formação humana e integral de cada um de nossos jovens, formando alunos autônomos, que tenham consolidado conhecimentos e habilidades, e internalizado valores que lhes permitam prosseguir os estudos com competência, atuar de forma ativa na vida social e cultural, respeitar os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano e os princípios da convivência fraterna e democrática.
A formação humanista integral, estrutura central do Projeto Pedagógico do Colégio dos Santos Anjos, afirma o compromisso com o legado do saber e com o cultivo de princípios éticos. Esta perspectiva se traduz nas escolhas pedagógicas do currículo, na abordagem dos conteúdos, na problematização dos temas trabalhados, nas relações estabelecidas entre a teoria e a vida. Esta formação é adensada no Ensino Médio com a dimensão crítica da apropriação do conhecimento, com a preocupação em criar oportunidades de olhar e compreender os contrastes e as contradições da sociedade.
O currículo escolar pauta a formação que oferecemos aos nossos alunos e ganha vida na articulação dos conhecimentos instituídos da cultura humana, dos conteúdos propriamente escolares, do reconhecimento da importância das relações sociais e afetivas típicas da fase da vida dos educandos e da concepção de quem é o cidadão que pretendemos formar.
EM03
Como a quase totalidade dos alunos dá continuidade dos estudos em nível superior, nas instituições mais concorridas, uma das preocupações do Ensino Médio é oferecer aos educandos condições para a sequência acadêmica e profissional, entendida não apenas como a preparação para o mundo do trabalho, mas, sobretudo, para o desafio de compreender e viver as transformações e dificuldades de nosso tempo.